EventosRH

Atenção ao Cenário para Novas Oportunidades

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h18m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Mesmo que você esteja feliz com seu emprego atual ou com sua condição profissional não é correto ter uma atitude de caramujo, voltado para dentro, ou como de um avestruz, enfiando a cabeça na terra. Tudo continua acontecendo à sua volta numa velocidade espantosa, com profundas mudanças e alterações de toda a ordem.
 
Tem muita coisa que já aconteceu, que está acontecendo e que ainda está para acontecer que certamente irão interferir em sua vida, em sem emprego e em sua atual condição profissional, tanto para te beneficiar como para te trazer sérias dificuldades.
 
A pior atitude é ficar de boca aberta esperando a morte (ou a sorte) chegar, como se os acontecimentos passados, presentes e futuros em nada pudessem lhe afetar. Habitue-se a uma leitura atenta e permanente ao cenário em sua volta. Procure conhecer e se antecipar aos fatos. Diz a sabedoria popular: bebe água limpa quem chega primeiro à fonte. Prevenir é bem melhor que ter que remediar.
 
Uma guerra nunca começa após uma grande manchete nos jornais. Começa bem antes das bombas começarem a cair sobre as cabeças das pessoas e prédios. Para antever uma guerra ou fato auspicioso, uma crise ou uma excelente oportunidade é preciso estar sempre fazendo uma leitura cuidadosa das pequenas notícias, dos pequenos fatos, perceber e interpretar as tendências, observar e acompanhar as mudanças de hábitos, costumes e comportamentos de todos, das pessoas e das empresas - em relação a elas mesmas e ou em relação a outras situações como, por exemplo, uma nova relação delas de cuidados com a própria natureza.
 
Se você é uma dessas pessoas que está sintonizada aos fatos e ao cenário como um todo apenas através dos telejornais, a exemplo do que acontece com a maioria da população de nosso país, ou lendo apenas uma ou outra revista semanal, a exemplo do que ocorre, também, com um enorme contingente de nossa população, esteja certo do seguinte: você está sendo surpreendido pelas mudanças e não se antecipando a elas, se beneficiando apenas das sobras. Está bebendo água suja e ou remediando problemas.
 
Estes tipos de veículos de comunicação ou outros similares têm por finalidade específica mantê-lo informado sobre os fatos e acontecimentos em nosso dia-a-dia, nos mais variados campos de informação, sem o aprofundamento e detalhes de que você necessitaria para uma tomada de atitude ou posicionamento que impliquem em mudanças em sua vida, em termos de oportunidades ou de prevenção.
 
O primeiro apresenta o fato ou o acontecimento, muitas vezes em tempo real ou logo após ele, de forma nua e crua - e com mais alguns detalhes e algum aprofundamento nos dias seguintes. O segundo faz uma abordagem mais detalhada, mais crítica e menos emocional logo após o "baixar da poeira". E isto não é suficiente para você estar na frente.
 
Fique alerta e não seja mais surpreendido pelas mudanças e procure se antecipar a elas. Continue usando as informações que lhes são passadas por estes veículos como qualquer outro cidadão faz, mas vá além disso e procure "ler nas entrelinhas".
 
Depois é pesquisar, pesquisar e pesquisar e se aprofundar. Leia livros, navegue pela Internet, participe de seminários, cursos, reuniões, feiras, congressos, encontros com profissionais de sua área de atuação, visite concorrentes e por aí afora.
 
Com uma certa dose de exagero, há um ditado ou uma frase que diz o seguinte: Pior do que não ler nenhum jornal é ler um único. Fique atento ao patrulhamento, evitando ler, ver ou ouvir uma única revista, um único jornal, um único telejornal ou uma única emissora de rádio. Seja eclético. Use o controle remoto, por assim dizer.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.