EventosRH

Currículo Dirigido

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h41m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Você pode fazer esta tarefa por conta própria ou utilizando serviços de profissionais especializados.
 
Consiste em você eleger um determinado mercado ou área em que gostaria de atuar e, independentemente de haver vaga disponível, estabelecer os contatos para divulgar suas habilidades e seus interesses.
 
O segredo neste processo é não utilizar os caminhos convencionais de encaminhamento de currículo, ou seja, para o Depto. de Recursos Humanos da empresa.
 
Identifique a empresa na qual você gostaria de trabalhar e a pessoa na empresa responsável pela área em que você deseja trabalhar (seu futuro chefe), diretamente ou recorrendo à ajuda de outras pessoas dentro ou fora da empresa - que conheça ou facilite seu acesso à pessoa.
 
A etapa seguinte, que vai depender exclusivamente de suas habilidades de marketing, é divulgar o seu peixe e seus interesses, procurando despertar na pessoa razões para ter o seu currículo sempre à mão e procurá-lo quando as oportunidades surgirem, no curto, médio e longo prazo.
 
Mais do que simplesmente enviar seu currículo e aguardar que lembrem de você no futuro. Você pode ousar e propor a criação de uma nova vaga ou posição. Para não ser ridicularizado e ou ser visto como um inconseqüente ou um aventureiro, você realmente precisa ter pleno domínio de suas reais condições, de seu conhecimento, de suas habilidades, de suas potencialidades e experiências, etc.
 
Igualmente, precisa ter amplo conhecimento da empresa a qual está se dirigindo, do mercado que ela atua, dos produtos e serviços que ela comercializa e ou oferece, etc.
 
Estando seguro desses pré-requisitos, elabore, estruture e proponha um projeto, em termos de produto e ou serviço, ainda não pensado por ela, ou já pensado, mas adiado por falta de condições de viabiliza-lo até então. Se você for capaz disto, esteja certo de que se a empresa ficar sensibilizada por seu projeto e resolver adota-lo dificilmente você estará fora dele. Possivelmente irá atuar como um líder por ela contratado. Mesmo que a idéia do projeto não vingue, mas que tenha sido levada a sério, seu esforço será levado em consideração, muito mais do que você ter simplesmente deixado um currículo.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.