EventosRH

Como Funciona o Processo de Recrutamento, Seleção e Contratação

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h44m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Enviei o meu currículo, e agora? Serei chamado para entrevistas? Devo entrar em contato com a empresa? Será que fui reprovado na entrevista? Quando irei começar a trabalhar
 
Essas e muitas outras dúvidas ficam "martelando" na cabeça do profissional em processo de colocação ou recolocação profissional ou quando ele dá os primeiros passos, como recém contratado na empresa.
 
Algumas dessas dúvidas e outras são absolutamente normais e justificam a angústia do candidato e ou do recém contratado. Outras, no entanto, se o profissional conhecesse as etapas, as atividades e os critérios, que envolvem um processo de recrutamento e seleção de pessoal não deveriam se transformar em dúvidas e muito menos provocar fortes angústias.
 
Mesmo profissionais muito experientes, qualificados e especializados, e até mesmo executivos, ficam perturbados, angustiados e ansiosos nestas ocasiões. Afinal, participar de processos seletivos não é uma atividade corriqueira para ninguém, pois tem lá seus aspectos, suas regras básicas, seus prazos, seqüências específicas, etc.
 
Nossa recomendação é não entrar neste tipo de processo desorientado, como um pára-quedista em treinamento, não muito seguro aonde vai exatamente cair. Portanto, conhecer as etapas que envolvem o processo como um todo pode ajudar na minimização do sofrimento, além de propiciar alguma vantagem competitiva ao profissional.
  
- Definindo o Perfil da Posição e do Profissional Desejado
- Recrutamento
- Testes e Avaliações
- A Seleçao Propriamente Dita
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.