EventosRH

Informações e Ações Preliminares Sobre Entrevistas

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h51m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Use os meios que você dispõe, com toda a discrição, classe e inteligência e procure saber com antecedência: qual o tipo de entrevista - individual, em grupo; quem ou quais pessoas vão entrevistá-lo e respectiva importância dentro do processo e, se possível, algumas  características de personalidade dessas pessoas; duração estimada; em qual etapa do processo a entrevista se situa.
 
Procure levantar informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços, seu setor de atuação, seu posicionamento no ranking, procurando utilizá-las com sabedoria, durante as entrevistas. É indispensável, se você tem acesso à Internet, navegar por todo o site da empresa e se interar de seu conteúdo.
 
Se já não tem o hábito, pelo menos leia algum jornal do dia e alguma revista de circulação nacional ou especializada da semana, para poder estar no mínimo informado sobre o que anda acontecendo nos últimos dias ou quais são as novidades em sua área. Melhor ainda, se tiver acesso à Internet, navegue pelos sites dos principais veículos de comunicação que você conhece. Pode ser que você identifique uma notícia quentíssima ou assunto especial que poderão fazer parte de algumas das fases da entrevista, preliminares ou não.
 
Demonstrar estar muito desatualizado em relação ao que anda acontecendo com sua profissão ou alienado em relação aos principais acontecimentos do dia-a-dia só vai atrapalhar - e muito.
 
Pode ser apenas uma piada, mas é muito conhecido o relato de um caso de seleção onde a primeira triagem foi feita com a seguinte pergunta: Quem já leu os jornais de hoje? Os que não leram, estão dispensados da continuidade do processo. Os demais continuam.
 
Exagero ou não é melhor se cuidar. De louco e de médico todo mundo tem um pouco... E não vai ser difícil você encontrar alguém, quando não o original, copiando este estilo radical e agressivo (e muito duvidoso) de recrutamento e seleção de pessoal.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.